Direito Em Evolução

By | 09:42 Leave a Comment
    Direito Em Evolução

O Direito se revelou na história.  Os fenômenos que foram chamados de Direito, como as manifestações de poder, de dominação, ordem ,dão sentido ao Direito. A história permite esclarecer o Direito e, ao mesmo tempo, o Direito é também um dos constituintes da história
O Direito foi evoluindo ,aprimorando suas técnicas e adaptando aos fatores que de alguma forma ajudaram a evoluir ,como os fatores culturais.
Antes do atual modelo do Direito existia o Direito primitivo ,que foi o anterior à escrita, tinha por base a religião e a moral. O Direito primitivo foi mudando quando o sistema pré capitalista passou para o capitalista, a partir daí, o Direito da religião mudou para o Direito dogmático.
                  



      Fatores que contribuíram para a  evolução do Direito:
Políticos: As relações dos Estados entre si como funções e atribuições do estado.
Religiosos: Nos povos antigos, o Direito não diferenciava da religião, o poder, a autoridade, o Direito e a religião provinha da mesma divindade.
Econômicos: As formas de produção, as relações entre empregados e patrões reflete na ordem jurídica.
Culturais: Se compararmos o Direito de uma sociedade culturalmente desenvolvida com o de outra inculta, constataremos imediatamente a necessária harmonia existente entre a ordem jurídica e os fatores de cultura.
Com efeito, o êxito ou o fracasso da humanidade depende em grande medida do modo como as instituições que governam a vida pública sejam capazes de incorporar essa nova perspectiva da natureza humana em princípios, métodos e leis. O operador do Direito pode procurar atuar em consonância com a natureza humana ou bem em contra essa natureza; mas é mais provável que alcance soluções eficazes modificando o ambiente em que se desenvolve a natureza humana do que empenhando-se na impossível tarefa de alterar a própria natureza humana. Dito de outro modo , é ao direito que cabe servir à natureza humana e não o contrário.

Lavynia Batista Santos
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: