PARQUE NACIONAL
SERRA DE ITABAIANA
O Parque Nacional Serra de Itabaiana é um representante expressivo de uma das cinco modalidades de Unidades de Proteção Integral, constante no artigo 80 Inciso III da Lei 9.985/2000, lei esta que tinha por finalidade instituir o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
O Parque acima citado é um ponto turístico amplamente conhecido no estado de Sergipe, protegido segundo as diretrizes estabelecidas na lei já mencionada. Esta unidade por ser nacional, é uma zona de proteção federal, sendo fiscalizada e administrada pela União.
Apesar de ser uma área de domínio público administrada pela União, o parque possui áreas particulares que são exploradas, ressalta-se que tal exploração deve obedecer às normas estabelecidas em lei.
A área que possui grande extensão territorial tem expressiva presença de mata atlântica e caatinga, além de inúmeras espécies da fauna e da flora nacional. Apesar de levar o nome do município de Itabaiana/SE, o parque da serra abrange diversos outros municípios do estado de Sergipe tais como Areia Branca, Laranjeiras, Itaporanga D’ Ajuda e Campo do Brito. Vale lembrar ainda, que as demais vegetações presentes nas áreas no entorno do parque também devem ser protegidas, são as chamadas zonas de amortecimento.
No tocante aos recursos hídricos existentes no parque, merece grande destaque o afluente do Rio Poxim, principal rio abastecedor da capital de nosso estado, nossa belíssima Aracaju/SE. É imprescindível mencionar ainda alguns outros mananciais existentes nessa riquíssima área tais como: das Pedras, Jacarecica e Cotinguiba.
É importante mencionar que o Parque Nacional Serra de Itabaiana abrange diversas serras devido a sua enorme extensão, além da já mencionada serra de Itabaiana ou Itabaiana Grande, há ainda a Serra da Cajaíba, Serra do Boqueirão, Serra Comprida e a Serra do Bauzinho.
Atualmente, a serra é mantida com os poucos recursos recebidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), que é um órgão federal que cuida da natureza, este tem por objetivo impedir a degradação ou destruição dos recursos naturais renováveis ou não renováveis presentes no meio ambiente protegido.
Mais que um ponto turístico o Parque Nacional Serra de Itabaiana é cenário ainda para números estudos nas mais distintas áreas. A riqueza de tão inestimável e incomparável espaço não é restrita à apenas sua já mencionada beleza visual, de forma que sua ampla fartura transborda nas mais variadas espécies seja na fauna, flora, nos recursos hídricos ou ainda no campo histórico, pois apesar da batalha final pela conquista de Sergipe ter ocorrido fora das terras do parque, este fora palco inúmeras vezes de lutas que tinham a mesma finalidade, além de cenário para aventuras que se transformaram em lendas.
Ressalta-se que apesar de sua proteção ser regulamentada em lei, esta riqueza natural atualmente tem sido degradada por queimadas que decorrem seja da falta de consciência ou irresponsabilidade do homem, ou ainda das constantes secas que assolam o estado. Todavia ainda podemos nos sentir abençoados por termos acesso a tamanha beleza natural, de certa forma intocável pelo homem.
0 comentários: