Liberdade de expressão: Considerações pontuais.

By | 19:29 Leave a Comment
                          
                          
                      LIBERDADE DE EXPRESSÃO




A liberdade de expressão é a base de uma democracia. Em um governo democrático temos muitas vozes que falaram sobre diferentes assuntos e emitiram opiniões contrárias sobre um único caso. Uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas é fundamental para que a política de um país seja organizada e venha a trabalhar para o bem de todos.

Se expressar é um direito fundamental, por isso este deve estar expresso na constituição de uma democracia. No Brasil, o art. 5° da constituição cidadã de 88 traz no seu inciso VI que “ é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”  e no seu inciso IX “ é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”.

Porém, em um breve retrospecto veremos que nem sempre no nosso país esse direito foi reconhecido. O maior exemplo foi a ditadura militar instaurada em 1964, esta se valeu da censura para calar seus opositores e impedir que qualquer tipo de mensagem contrária a seus interesses fosse amplamente divulgada. As pessoas desta época não podiam emitir opiniões contrárias de quem estava no poder, por isso foi período muito difícil pois se analisarmos, o direito de expressão está intimamente ligado ao direito de personalidade do individuo, o que restava então a população era aceitar calada as arbitrariedades do governo militar.

Portanto, é muito entristecedor ver que ainda hoje uma boa parcela da população não valoriza o direito de se expressar, de falar sua opinião e de poder ir as ruas reivindicar. Sendo que muitos dos nossos antepassados não tiveram esse privilegio e que a maioria destes lutaram para que nós, hoje tivéssemos acesso as informações, a livre vontade de falar o que pensa e de divulgar suas ideias de forma justa e espontânea.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: