Direito e o Profissional

By | 20:56 Leave a Comment
      O Direito tem como objetivo ser justo e conforme a lei, acompanhar o desenvolvimento da humanidade, a sociedade contemporânea, tem-se caracterizado pela crescente complexidade das relações humanas. Conforme a sociedade vai se desenvolvendo o direito também vai evoluindo, em especial, o Direito, está tomada como o poder de criar e aplicar normas internas e defender sua autonomia no cenário internacional. Tais fatores fazem com que se torne inadiável uma estruturação do Direito, mormente no seu âmbito aplicativo, fundamentada em alguns referenciais a partir dos quais possamos pensá-lo com objetividade.

        Historicamente, o direito tem sido objeto de estudos de uma série de "escolas de pensamento" que o definem e o desenvolvem, a partir de determinado conhecimento. De um modo geral, o direito formal e o direito materializado do Estado social constituem os dois paradigmas jurídicos bem sucedidos na moderna história do direito. De uma maneira sintética, pode-se dizer que a análise do direito sob as lentes da ciência divide-se em interna, que examina o fenômeno do direito a partir de suas normas jurídicas, e externa, que se ocupa em explicar o direito a partir da sociedade ou do social.
Toda mudança social passa pelo Direito. Por isso, mesmo sendo tradicional, a carreira sempre se confronta com novos debates, a atuação profissional também mudou. 

       Se antes os advogados eram chamados apenas para mediar conflitos já existentes, hoje eles estão em ação antes mesmo da demanda. A atuação em consultoria ampliou o campo de trabalho. O profissional é consultado, por exemplo, para a elaboração de um contrato de comércio exterior ou para implantação de um projeto segundo as leis ambientais.

     Nas décadas passadas, o profissional geralmente se especializava em uma área apenas e seguia atuando naquele foco. Hoje o Direito exige uma formação plural. Os salários variam bastante no Direito. Nos empregados Públicos podem passar de 20 mil reais, como no caso das carreiras de magistratura. Na área privada, o salário inicial gira em torno de 5 mil reais. E os Advogados também podem atuar como autônomo abrindo seu próprio escritório.

      Portanto o Direito e o Profissional estão associados, existindo assim uma necessidade de busca o Direito junto com todo o conhecimento que ele o proporciona, e o profissional em se atualizar na sua área para acompanhar a humanidade e modernidade do mundo onde estamos vivendo.

Joseane Dos Santos Santana.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: