A democracia surgiu na Grécia Antiga, onde havia várias restrições á participação da população. A partir do século XVIII, a ascensão da burguesia através da revolução francesa arrancou o absolutismo monárquico e afirmam-se os princípios democráticos.
A democracia era válida apenas para uma elite de pessoas, como por exemplo, no sistema de Atenas a democracia atingia apenas, homens, filhos de pai e mãe atenienses, livres e maiores de 21 anos, até que foi conquistada para todos os cidadãos a emancipação completa, através de movimentos de direito a voto a todos os cidadãos considerados maduros, durante o século XIX e XX.
Existe no mundo diversas variantes de democracia, mas há duas formas básicas. A primeira é a democracia direta, onde o governo era exercido pelo povo, que se reuniam em praça pública para tratar de vários assuntos e problemas. Como o aumento da população ficou impossível as reuniões, então surgiu a segunda forma, que é a democracia representativa, onde o povo se reúne e escolhe seu representante por meio de voto, que iram tomar decisões em seu nome.
Atualmente todos podem exercer o direito ao voto, sem nem um tipo de preconceito. No Brasil, os cidadãos a partir de 16 já podem votar exceto os prisioneiros. A democracia trás, liberdade individual, igualdade perante a lei sem distinção de sexo, raça ou credo direito ao voto, educação e direito ao livre exercício de qualquer trabalho ou profissão.
Rariely Cunha de Jesus
0 comentários: