A evolução do constitucionalismo

By | 10:57 Leave a Comment
Percebe-se que para chegarmos a essa constituição que estar em vigor nos dias de hoje teve muito luta e mudanças na sociedade. E o que desencadearam foram a revolução de norte-americana (1776) e a revolução francesa (1789) que foram um marco importantíssimo na história da constituição e do mundo, vista que tinham muitos ideais em comum, como a liberdade e a igualdade de todos perante a lei.
Se voltássemos ao tempo perceberemos grandes transformações, exemplificamos a separação dos 3 poderes, pois antes existia um a mais que era o Poder Moderador, onde o imperador que comandava tudo e até exacerbava o seu poder, a constituição era outorgada, não escrita, regime monarquista, o voto que antes as mulheres eram proibidas de votar, ressaltamos também a liberdade de expressão, liberdade religiosa, a liberdade de locomoção, o direito do trabalhador. Enfim, o Brasil passou por sete constituições e um golpe militar, foi vivenciada uma época em que o povo não tinha direito a nada, mas com as mudanças da sociedade foi criada uma constituição que estar ao lado da população.
A constituição de 88, foi um marco importantíssimo para o Brasil, onde ela garante todos os direitos ao povo e que todos são iguais perante a lei sem distinção de cor, raça e sexo. É de origem promulgada, escrita, dogmática, rígida e analítica. É um Estado Democrático que segundo o artigo 1° da Constituição Federal garante a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. E no ano de 1993 ocorreu no Brasil o plebiscito para determinar a forma e o sistema de governo no país, e com a ementa da nova constituição os eleitores decidiram que o país adotasse o regime republicano controlado por um sistema presidencialista.

Beatriz Santos Vieira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: