Construção das mulheres transgênero no sistema carcerário

By | 19:48 Leave a Comment

Há um bom tempo travestis e transexuais vem lutando por direitos. Principalmente no sistema carcerário. Direitos como: tomarem sol, sem mostrar os seios; escolherem se querem ficar numa cela feminina ou numa masculina; de escolherem se vão usar a roupa masculina ou a feminina. Ou seja, optarem pelo sexo masculino ou feminino. Já que até então, elas eram obrigadas a serem "eles", mesmo contra sua vontade.
Em Maio de 2015, um documento começou a garantir para travestis e transexuais todos os direitos que eles vem lutando no sistema carcereiro. Principalmente, o da escolha de ficar em présido feminino ou masculino. Esse documento com novas regras foi criado para evitar estupros, e para as lésbicas não ficarem em unidades para homens.
Antes e até hoje em dia, mesmo depois desse documento, ainda há questões como; delas serem presas e acabarem sendo estupradas e violentadas, como no caso de Veronica. Lá, elas são tidas como "doentes"  e são submetidas a passarem por tratamento psiquiátrico e psicológico. E isso ocorre devido ao preconceito que em pleno século XXI, ainda exista. Tanto por parte da família, como do Estado que para o Estado elas são homens e por parte da sociedade. Vale ressaltar que se se esse documento funcionasse na prática como está na teoria seria um grande passo para a evolução de uma sociedade melhor.

Carla Juliane
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: