Impeachment no Brasil

By | 10:49 Leave a Comment
A palavra "impeachment" deriva do latim, expressando a ideia de ser pego ou preso, e tem analogias modernas no verbo francês empêcher (impedir) e no inglês impede (impedir). Antigamente, era também erroneamente tido como derivação do latim impetere (atacar) (em seu uso mais frequente e técnico, o impeachment de um testemunho significa desafiar a honestidade ou credibilidade da pessoa.

No Brasil, o processo de Impeachment pode ser iniciado por qualquer cidadão, desde que seja portador título de eleitor e maior de dezesseis anos. No entanto, este deve cunhar um documento formal e apresentar evidências e motivos para que a câmara dos deputados analise a validez do pedido, e, ou não, dê andamento no processo. Caso a validação do pedido de Impeachment seja validada por 1/3 dos deputados, o processo é então levado ao senado para um julgamento e nova votação: essa definitiva.

Para que se desencadeie o processo de impeachment, é necessário motivação, ou seja, é preciso que se suspeite da prática de um crime ou de uma conduta inadequada para o cargo. Já no recall, tal exigência não existe: o procedimento de revogação do mandato pode ocorrer sem nenhuma motivação específica. Ou seja, o recall é um instrumento puramente político. Outra diferença é que, no impeachment, o procedimento é geralmente desencadeado e decidido por um órgão legislativo, enquanto que, no recall, é o povo que toma diretamente a decisão de cassar ou não o mandato.

ETAPAS PARA O IMPEACHIMENT
1- A Câmara dos deputados precisa eleger uma nova comissão para discutir o impeachiment;
2- A presidente se defende em até dez (10) sessões;
3- Depois, é a comissão da câmara que tem cinco (5) sessões para votar um parecer final;
4- Os deputados têm quarenta e oito (48) horas para votar o relatório de comissão no plenário da câmara; O processo de impeachiment segue se pelo menos trezentos e quarenta e dois (342) deputados votarem a favor;
5- O processo chega ao senado; Se a maioria simples dos senadores votarem a favor, o processo é aceito;
6- Se os senadores aceitarem o processo, a presidenta é afastada por cento e oitenta (180) dias; Quem assume o cargo de presidente é o vice;
7- É o momento do julgamento, com acusação e defesa, comandado pelo presidente do STF se pelo menos cinquenta e quatro (54) senadores votarem a favor do processo, o presidente sofre o impeachiment.

A linha de sucessão do presidente é:
1- Vice-presidente;
2- Presidente da câmara;
3- Presidente do senado;

4- Presidente do STF.

JOSÉ GERSONITO SANTOS NETO






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: